Turismo | Praça Coronel Macedo

Antiga Praça da República, foi denominada Coronel Macedo em Homenagem ao ilustre Prefeito que dedicou especial cuidado ao mais antigo e belo logradouro da cidade, que possui em seu entorno, diversos monumentos que provam o esplendor do ciclo da erva-mate. O coreto, o chafariz e algumas árvores raras, como duas canforeiras no extremo da praça, próximas ao Santuário de Nossa Senhora do Pilar, são algumas de suas atrações, além do busto em bronze e a carta testamento de Getúlio Vargas.

 

Primeiramente denominado “Campo da Matriz”, “Pátio da Matriz” e “Praça da República”, era ali que aconteciam as cerimônias mais marcantes dentro da história da cidade.

 

Este logradouro público foi um dos mais belos do Paraná, local de encontros cívicos de muitas gerações, com o busto de Getúlio Vargas e sua Carta Testamento, um marco em homenagem a um heroico filho desta terra, soldado Francisco de Oliveira, que tombou em campos de batalha na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Também foi espaço das retretas de ontem no coreto, apresentadas pelos músicos da velha guarda, e continua sendo das retretas de hoje, executada pela Filarmônica Antoninense.

 

A Praça Coronel Macedo foi construída na Administração do Coronel Antonio Ribeiro de Macedo, que foi prefeito nos anos de 1895 a 1900. Após seu falecimento, a Câmara Municipal, através do projeto lei, deu o nome de “Coronel Macedo”, em homenagem ao seu idealizador.

 

Atualmente, por sua exuberante vegetação e pela ambiência proporcionada pelo casario antigo que a contorna, ela se constitui num dos mais agradáveis pontos da cidade.

Pontos Turísticos

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Copyright 2015 Portal Antonina.com | Todos os direitos reservados